Facetas Dentais

Facetas de resina

Corrigir e alterar muitos detalhes em um sorriso em apenas uma consulta é o ideal para muitos pacientes com a agenda apertada. Quando a técnica indicada para essas correções é a faceta em resina, a rapidez e versatilidade desses materiais encantam dentista e pacientes porque possuem excelente capacidade de rearmonização do sorriso. O fechamento de espaços entre os dentes anteriores e a restauração de pequenos desgastes pelo bruxismo são indicações às quais as facetas em resina saem-se muito bem.

A diferença no tempo de tratamento entre as facetas em resina e porcelana é técnica. Enquanto as facetas em resina são confeccionadas em camada única ou múltiplas aplicadas diretamente sobre o dente pelo dentista – e em uma única consulta, as facetas em porcelana necessitam de moldagens, provisórios e o uso de laboratórios de próteses dentárias para a confecção das facetas. Em situações de urgência como casamentos ou entrevistas em empregos, é uma diferença que pode ser útil.

Facetas de porcelana

Apesar da evolução recente das resinas utilizadas nos tratamentos estéticos com facetas, os resultados estéticos finais com as facetas em porcelana ainda são superiores. As porcelanas apresentam algumas propriedades ópticas que também estão presentes nos dentes naturais, como a opalescência e a fluorescência, e que permitem a mimese mais natural sob qualquer tipo de incidência luminosa. Ainda assim, os resultados finais conseguidos com as resinas são muitas vezes muito próximos aos conseguidos com as porcelanas. Até o primeiro ano após a instalação das duas técnicas, poucas diferenças estéticas podem ser notadas entre os dois materiais.